PLANEJAMENTO
ANUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DE 9 ANOS
ESTABELECIMENTO
DE ENSINO: E.E.B. ALBERICO AZEVEDO
PROFESSORA:
VERA LÚCIA PANISSON
SÉRIE:
2º ANO TURMA:02
ANO:
2015
LINHA DE AÇÃO:
Possibilitar aos educandos oportunidades
para o desenvolvimento de uma postura crítica, reflexiva, possibilitando o
aprender e reaprender, a socialização do saber, bem como ser agentes
transformadores do seu meio.
OBJETIVO
GERAL:
Garantir oportunidades de expressão oral
e escrita, compreendendo os conteúdos mínimos aplicando-os na construção do
conhecimento.
CONTEÚDOS
PORTUGUÊS:
·
História
da escrita;
·
Ordem
alfabética;
·
Letras
maiúscula e minúscula; vogais e consoantes;
·
Passagem
da letra script para cursiva;
·
Análise
Linguística: acentuação, pontuação, ortografia, frases.
·
Separação
das sílabas;
·
Plural
e singular;
·
Aumentativo
e diminutivo;
·
Gênero
masculino e feminino;
·
Gêneros
textuais:
·
Tipologias
textuais: narração e descrição (características).
·
Texto
(escrito e oral): leitura, interpretação, análise e produção.
·
Noções
de estrutura de texto: palavras, frase e parágrafo.
MATEMÁTICA:
·
Números
indo arábicos;
·
Sistema
de numeração Romana até 30;
·
Números
ordinais até 20;
·
Números
pares e ímpares;
·
Antecessor
e sucessor de um número;
·
Escrever
os numerais como se lê;
·
Números
Indo Arábicos até 999;
·
Adição,
subtração com e sem reserva, empréstimo;
·
Noções
de Multiplicação e Divisão: dobro, triplo e metade de um número;
·
Resolução
de situações problemas.
·
Jogos
e desafios envolvendo as quatro operações;
CIÊNCIAS:
·
Corpo humano e
saúde
(partes, órgãos do sentido, cuidados com a higiene e prevenção contra
acidentes);
·
Seres vivos (necessidades
para a sobrevivência [água, ar, solo, luz, calor, alimentos]; espécies de
animais e vegetais; ciclo de vida);
·
Animais (habitat,
semelhanças e diferenças entre espécies); animais selvagens, domésticos e de
estimação; cuidados e comercialização;
·
Vegetais (partes do
vegetal, utilização na alimentação, cultivo); plantas ornamentais;
·
Ambiente (natural e
artificial); lixo, preservação do ambiente, luz e calor, nascente e poente, dia
e noite, sombra e escuro;
·
Água (projeto da
escola), importância, uso consciente, preservação;
ESTUDOS SOCIAIS:
HISTÓRIA
·
Eu,
família, escola, comunidade e bairro;
·
Relações
de convivência;
·
História
do bairro: mudanças, moradores;
·
Mudanças,
transformações e diferenças na cultura;
·
Manifestações
culturais;
·
Lideranças
e atribuições;
·
Mitos,
crenças, lendas, religiosidade;
GEOGRAFIA
·
Espaço
ocupado;
·
Representação
cartográfica;
·
Atividades
econômicas de produção, comercialização e serviço;
·
Transformações
no espaço;
·
Tipos
de moradia;
·
Diversas
profissões;
·
Os
limites do território;
·
Preservação
e conservação dos ambientes;
ENSINO
RELIGIOSO:
·
Crescendo
e aprendendo;
·
Corpo:
estou mudando;
·
Família:
aprendendo os costumes e crescendo com o outro;
·
Valores:
bondade, amizade, respeito, solidariedade, autoestima, doação;
·
Inclusão
e exclusão;
·
Saber
ouvir e acolher;
·
Gestos
e de alegria e grandeza;
·
Ética
e Cidadania;
·
Diversidade;
·
Um
caminho que faz sentido;
ESTRATÉGIAS:
·
Oralidade;
·
Contação
de histórias;
·
Dramatização,
imitação, reconto;
·
Leitura,
escrita, produções textuais, pesquisas, trabalhos individuais e coletivas;
·
Utilização
de mídias (vídeos, informática, rádio, jornal,...);
·
Uso
de número e quantidade e organização de informações;
·
Manuseio
de materiais concretos (dourado, cédulas, dominó,...);
·
Compreensão
do valor posicional dos números;
·
Leitura,
escrita, comparação e ordenação do sistema de numeração decimal;
·
Análise,
interpretação e resolução de situações-problema, envolvendo as quatro
operações;
·
Utilização
de sinais convencionais;
·
Busca
e coleta de informações dos fenômenos da natureza, seres vivos e não vivos;
·
Formulações
de hipóteses;
·
Organização,
registro de dados e experimentos;
·
Elaboração
e confecção de livros, jogos, brincadeiras, murais, cartazes;
·
Elaboração
da árvore genealógica (fotos dos familiares);
·
Relato
da história da comunidade/bairro;
·
Conhecer
as pessoas que trabalham na escola e sua função;
·
Dia
do brinquedo na escola;
·
Mapear
os tipos de atividades econômicas do bairro;
·
Passeios:
CASAN (projeto água); piquenique na semana da criança; conhecendo o bairro e
comércios, praça do município;
·
Construção
de maquetes simples com auxilio do professor;
·
Mapeamento
simples de locais próximos;
·
Utilização
de calendário (agendamento de atividades);
·
Planejamento
de ações positivas em relação ao ambiente escolar por meio de combinados
escritos e orais;
·
Promover
um crescimento harmonioso com o outro observando e respeitando as diferenças;
·
Identificar
as virtudes no desenvolvimento do ser humano e contribuir para um mundo mais
justo.
·
Decompor
números mentalmente e a partir de jogos;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
processual, observando os aspectos qualitativos tais como: Participação,
interesse, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, produções individuais e
coletivas, apresentação de trabalhos, pesquisas, teatros, avaliações e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário