Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de março de 2015

PLANO ANUAL DO 2º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DE 9 ANOS
ESTABELECIMENTO DE ENSINO: E.E.B. ALBERICO AZEVEDO
PROFESSORA: VERA LÚCIA PANISSON
SÉRIE: 2º ANO  TURMA:02
ANO: 2015

LINHA DE AÇÃO:

Possibilitar aos educandos oportunidades para o desenvolvimento de uma postura crítica, reflexiva, possibilitando o aprender e reaprender, a socialização do saber, bem como ser agentes transformadores do seu meio.

OBJETIVO GERAL:
Garantir oportunidades de expressão oral e escrita, compreendendo os conteúdos mínimos aplicando-os na construção do conhecimento.

CONTEÚDOS

PORTUGUÊS:
·         História da escrita;
·         Ordem alfabética;
·         Letras maiúscula e minúscula; vogais e consoantes;
·         Passagem da letra script para cursiva;
·         Análise Linguística: acentuação, pontuação, ortografia, frases.
·         Separação das sílabas;
·         Plural e singular;
·         Aumentativo e diminutivo;
·         Gênero masculino e feminino;
·         Gêneros textuais:
·         Tipologias textuais: narração e descrição (características).
·         Texto (escrito e oral): leitura, interpretação, análise e produção.
·         Noções de estrutura de texto: palavras, frase e parágrafo.

MATEMÁTICA:
·         Números indo arábicos;
·         Sistema de numeração Romana até 30;
·         Números ordinais até 20;
·         Números pares e ímpares;
·         Antecessor e sucessor de um número;
·         Escrever os numerais como se lê;
·         Números Indo Arábicos até 999;
·         Adição, subtração com e sem reserva, empréstimo;
·         Noções de Multiplicação e Divisão: dobro, triplo e metade de um número;
·         Resolução de situações problemas.
·         Jogos e desafios envolvendo as quatro operações;

CIÊNCIAS:
·         Corpo humano e saúde (partes, órgãos do sentido, cuidados com a higiene e prevenção contra acidentes);
·         Seres vivos (necessidades para a sobrevivência [água, ar, solo, luz, calor, alimentos]; espécies de animais e vegetais; ciclo de vida);
·         Animais (habitat, semelhanças e diferenças entre espécies); animais selvagens, domésticos e de estimação; cuidados e comercialização;
·         Vegetais (partes do vegetal, utilização na alimentação, cultivo); plantas ornamentais;
·         Ambiente (natural e artificial); lixo, preservação do ambiente, luz e calor, nascente e poente, dia e noite, sombra e escuro;
·         Água (projeto da escola), importância, uso consciente, preservação;

ESTUDOS SOCIAIS:
HISTÓRIA
·         Eu, família, escola, comunidade e bairro;
·         Relações de convivência;
·         História do bairro: mudanças, moradores;
·         Mudanças, transformações e diferenças na cultura;
·         Manifestações culturais;
·         Lideranças e atribuições;
·         Mitos, crenças, lendas, religiosidade;

 GEOGRAFIA
·         Espaço ocupado;
·         Representação cartográfica;
·         Atividades econômicas de produção, comercialização e serviço;
·         Transformações no espaço;
·         Tipos de moradia;
·         Diversas profissões;
·         Os limites do território;
·         Preservação e conservação dos ambientes;

ENSINO RELIGIOSO:
·         Crescendo e aprendendo;
·         Corpo: estou mudando;
·         Família: aprendendo os costumes e crescendo com o outro;
·         Valores: bondade, amizade, respeito, solidariedade, autoestima, doação;
·         Inclusão e exclusão;
·         Saber ouvir e acolher;
·         Gestos e de alegria e grandeza;
·         Ética e Cidadania;
·         Diversidade;
·         Um caminho que faz sentido;

 ESTRATÉGIAS:
·         Oralidade;
·         Contação de histórias;
·         Dramatização, imitação, reconto;
·         Leitura, escrita, produções textuais, pesquisas, trabalhos individuais e coletivas;
·         Utilização de mídias (vídeos, informática, rádio, jornal,...);
·         Uso de número e quantidade e organização de informações;
·         Manuseio de materiais concretos (dourado, cédulas, dominó,...);
·         Compreensão do valor posicional dos números;
·         Leitura, escrita, comparação e ordenação do sistema de numeração decimal;
·         Análise, interpretação e resolução de situações-problema, envolvendo as quatro operações;
·         Utilização de sinais convencionais;
·         Busca e coleta de informações dos fenômenos da natureza, seres vivos e não vivos;
·         Formulações de hipóteses;
·         Organização, registro de dados e experimentos;
·         Elaboração e confecção de livros, jogos, brincadeiras, murais, cartazes;
·         Elaboração da árvore genealógica (fotos dos familiares);
·         Relato da história da comunidade/bairro;
·         Conhecer as pessoas que trabalham na escola e sua função;
·         Dia do brinquedo na escola;
·         Mapear os tipos de atividades econômicas do bairro;
·         Passeios: CASAN (projeto água); piquenique na semana da criança; conhecendo o bairro e comércios, praça do município;
·         Construção de maquetes simples com auxilio do professor;
·         Mapeamento simples de locais próximos;
·         Utilização de calendário (agendamento de atividades);
·         Planejamento de ações positivas em relação ao ambiente escolar por meio de combinados escritos e orais;
·         Promover um crescimento harmonioso com o outro observando e respeitando as diferenças;
·         Identificar as virtudes no desenvolvimento do ser humano e contribuir para um mundo mais justo.
·         Decompor números mentalmente e a partir de jogos;


AVALIAÇÃO:


A avaliação será processual, observando os aspectos qualitativos tais como: Participação, interesse, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, produções individuais e coletivas, apresentação de trabalhos, pesquisas, teatros, avaliações e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário