Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de março de 2015

PLANO ANUAL 3º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DE 9 ANOS
ESTABELECIMENTO DE ENSINO: E.E.B. PROFº JALDYR BHERING FAUSTINO DA SILVA.
PROFESSORA: VERA LÚCIA PANISSON
SÉRIE: 3º ANO
ANO: 2015
LINHA DE AÇÃO

Possibilitar aos educandos oportunidades para o desenvolvimento de uma postura crítica, reflexiva, possibilitando o aprender e reaprender, a socialização do saber, bem como ser agentes transformadores do seu meio.

OBJETIVO GERAL:
Garantir oportunidades de expressão oral e escrita, compreendendo os conteúdos mínimos aplicando-os na construção do conhecimento.

CONTEÚDOS:

PORTUGUÊS
·         História da escrita: função social;
·         Letras maiúscula e minúscula;
·         Ordem alfabética;
·         Gêneros textuais:
·         Texto: leitura, interpretação, análise e produção;
·         Tipologias textuais: narração, descrição, injunção;
·         Análise linguística: acentuação, pontuação, ortografia, variações morfogramaticais (R, RR; S; SS; EZA...), frases, classes gramaticais (substantivos, pronomes, adjetivos, numeral, artigo e verbos);
·         Emissor/receptor/mensagem/canal;

ESTRATÉGIAS:
·         Oralidade;
·         Contação de histórias, dramatização, imitação, desenho;
·         Suporte textual;
·         Utilização de mídias (informática/internet/digitação, rádio, filmes, jornal,...);
·         Leitura e escritura;
·         Diferentes configurações do alfabeto;
·         Pesquisas, passeios, trabalhos individuais e coletivos;
·         Interdisciplinaridade;

  MATEMÁTICA:
·         Sistema de numeração decimal (unidade, dezena e centena);
·         Valor posicional;
·         Sucessor e antecessor;
·         Ordem crescente e decrescente;
·         Par e ímpar;
·         Dúzia e meia dúzia;
·         Números ordinais;
·         Números romanos;
·         Adição
·         Subtração;
·         Multiplicação;
·         Divisão (exata e não exata);
·         Espaço e forma (figuras geométricas planas, sólidos que rolam e não rolam, simetria);
·         Grandezas e medidas (tempo [dia, mês, ano], massa [grama e quilograma], capacidade [ml,litro], comprimento[cm,m e km]);
·         Temperatura (nublado, chuvosa, ensolarado);
·         Sistema monetário;
·         Porcentagem;
·         Listas, tabelas e gráficos simples;

        ESTRATÉGIAS:
·         Atividades lúdicas;
·         Uso do vocabulário fundamental da matemática;
·         Utilização de diferentes estratégias para identificar situações-problema e as quatro operações;
·         Leitura e escrita dos números;
·         Uso de recursos naturais e tecnológicos;
·         Construção e representação de formas geométricas;
·         Registro pessoal para comunicação das informações coletadas;

  CIÊNCIAS:
·         Corpo humano e saúde (crescimento e desenvolvimento, higiene e saúde);
·         Diversidade dos seres vivos (características, relação entre seres vivos e homem, ser humano X ameaças ao meio ambiente);
·         Ambiente (água, ar, solo, luz, calor, seres vivos), ambientes naturais e artificiais, campo e cidade, preservação, destruição e poluição da natureza;
·         Flora (vegetais aéreos, aquáticos e terrestres), necessidades vitais, partes dos vegetais, reprodução por sementes, plantas toxicas, jardim, horta e pomar, conservação dos alimentos.
·         Fauna (aquáticos e terrestres), sustentação e locomoção, características dos mamíferos, aves, anfíbios, peixes, repteis, ovíparos, vivíparos, herbívoros, carnívoros e onívoros. Selvagens e domésticos/estimação, em cativeiro, transmissores de doenças;

  ESTRATÉGIAS:
·         Demonstração de cuidados com a saúde pessoal, qualidade dos alimentos e ambiente;
·         Pesquisas e entrevistas com familiares e profissionais de diferentes áreas;
·         Elaboração de critérios para classificação de diferentes tipos de seres vivos, principalmente os utilizados na alimentação, vestuário e outros objetos;
·         Comparação entre diferentes ambientes naturais e modificados pelo homem;
·         Experimentos com os vegetais;
·         Tabelas da fauna, pesquisas.

    HISTÓRIA:
·         Crianças que vivem no campo, cidade, indígenas, que trabalham;
·         Respeito às diferenças de pensar e agir/ valores praticados;
·         Crianças de ontem e hoje;
·         Diferentes formas de organização em sociedade (cooperativas, sindicatos);
·         Relação entre bairro e município;
·         Famílias e moradias de ontem e hoje;
·         Direitos e deveres dos municípios;
·         Linha do tempo;
·         Descobrimento do Brasil;
·         Tiradentes;
·         Dia do Índio;
·         Abolição dos escravos;
·         Estado de Santa Catarina;
·         Municípios: São Miguel do Oeste (história, primeiros colonizadores);
·         Organização político-administrativa de São Miguel do Oeste, (bairros e comunidades);
·         Símbolos de nosso município;
·         Independência do Brasil;
·         Proclamação da República;
·         Datas Comemorativas: (dia das Mães, Trabalhador, festas Juninas, Folclore, Dia dos Pais, dia das Crianças e Natal).

   ESTRATÉGIAS:
·         Produção de regras e combinados a fim de valorizar ações conjuntas em sala de aula;
·         Observação e análise de análises, fotos, jornais, registros;
·         Formação familiar e forma de morar de ontem e hoje;
·         Comparação entre os modos de vida das crianças;
·         Pesquisas;

  GEOGRAFIA:
·         Estações do ano;
·         Calendário;
·         Sistema solar;
·         Brasil (localização e divisão política);
·         Estado de Santa Catarina;
·         Limites de São Miguel do Oeste;
·         Relevo, clima e hidrografia de São Miguel do Oeste;
·         Economia de São Miguel do Oeste;
·         Rodovias;

  ESTRATÉGIAS:
·         Utilização do corpo como referencia como orientação espacial;
·         Leitura de diferentes tipos textuais;
·         Observação de paisagens;
·         Registro por meio de desenho das paisagens;
·         Construção de maquetes simples;
·         Pesquisas individuais e coletivas;

  ENSINO RELIGIOSO:
·          Construção pessoal;
·         A alegria do servir;
·         Acontecimentos marcantes;
·         Nascimento um momento importante;
·         Vida, construção da história com Deus;
·    Virtudes: respeito, confiança, organização, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade, amizade, justiça.
·          
  ESTRATÉGIAS:
·         Promover um crescimento harmonioso com o outro observando e respeitando os diferentes;
·         Identificar a importância das virtudes no desenvolvimento do ser humano, bem como elas nos ajudam a construir um mundo mais justo;

AVALIAÇÃO:


A avaliação será processual, observando os aspectos qualitativos tais como: Participação, interesse, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, produções individuais e coletivas, apresentação de trabalhos, pesquisas, teatros, avaliações e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário